" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
A Chave do Reavivamento.Por que Não Agora? Mark Finley
" Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração."   Ellen G. White
As centelhas do reavivamento são acesas no altar da oração.Reavivamento e oração estão indissoluvelmente ligados.Sem oração insistente e perseverante não há poder correspondente.Ellen White não poderia ter sido mais clara ao relatar essa verdade divina: "Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração." 1
A igreja do Novo Testamento estava imersa na oração.Os cristãos atenderam à admoestação de Jesus para "esperar" a promessa do Pai (Atos 1:4).Acreditavam que,à medida que juntos buscassem a Deus,receberiam "poder" ao descer sobre eles o Espírito Santo (Atos 1:8).
A narrativa de Atos é simples e refere-se àqueles primeiros discípulos:"Todos estes perseveravam unânimes em oração" (Atos 1:14).Em resposta a essas orações cheias de fé,o Espírito Santo foi derramado poderosamente no Pentecostes,e tr4s mil foram batizados em um dia.E o relato continua: "E perseveraram unânimes em  oração" (Atos 2:42).Esses primeiros cristãos se uniram em oração para mudar o mundo,e suas orações fizeram a diferença."Tendo eles orado,tremeu o lugar onde estavam reunidos" (Atos 4:31)."Com grande poder,os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus (Atos 4:33).Os discípulos se consagravam à oração continuamente (Atos 6:4).
Através da oração,Pedro foi levado para a casa de Cornlio,um gentio,e novos caminhos foram abertos para a proclamação do evangelho (Atos 10:1-33).Quando a igreja primitiva se uniu em oração,Deus enviou um anjo do Céu para tirar Pedro da prisão.A oração era o cerne do poder da igreja do Novo Testamento.Os cristãos primitivos sabiam que o segredo do poder estava na comunhão com Deus.
Reavivamento entre os pioneiros adventistas
A oração era também o coração do movimento adventista em seu início.Os pioneiros do movimento adventista eram grandes homens e mulheres de oração que,às vezes,gastavam boa porção da noite orando.Descrevendo suas experiências nessas sessões de oração,Ellen White escreve:"Em nossos encontros importantes,esses homens [líderes adventistas pioneiros]se juntavam e buscavam a verdade como tesouros escondidos.Eu me encontrava com eles e estudávamos e orávamos diligentemente,pois sentíamos a necessidade de aprender a verdade de Deus.Frequentemente permanecíamos juntos até tarde da noite e,às vezes,a noite toda,orando por luz e estudando a Palavra.Quando jejuávamos e orávamos,grande poder vinha sobre nós." 2
Ellen White constantemente apelava aos primeiros adventistas para que buscassem a Deus em oração:"As maiores vitórias obtidas em favor da causa de Deus não são o resultado de elaborados argumentos,amplos recursos,vasta infuência,ou abundância de meios;elas são alcançadas na câmara de audiência com Deus,quando,com sincera e agonizante fé,as pessoas se apegam ao forte braço do poder." 3
Acreditando que a segunda vinda de Cristo era iminente,esses primeiros adventistas humilhavam o coração,confessavam seus pecados e intercediam por seus familiares,amigos e comunidade.Em março de 1840,Guilherme Miller conduziu uma séria de palestras na Igreja Cristã e Casco,em Portlando,Maine.Centenas de pessoas se aglomeravam na igreja e algumas ficavam ali desde cede pela manhã,até tarde da noite.O Espírito Santo moveu poderosamente aquela congreção.Em seu livro Vida e Ensinos,Ellen White descreve o impacto desses encontros:"Terror e convicção espalharam-se por toda a cidade.Realizavam-se reuniões de oração,e havia um despertamento geral entre as várias denominações;pois quase todos sentiam a influência do ensino da próxima vinda de Cristo." 4 Falando sobre esse reavivamento em Portland,Francis Nichol acrescenta:"Pequenos encontros de oração se instalaram em toda parte da cidade." 5
Aqui está a certeza quanto ao genuíno reavivamento:a oração inicia o reavivamento.A oração sustenta o reavivamento .A oração sustenta o reavivamento.Ela nutre o reavivamento e o acompanha.O reavivamento e o acompanha.O reavivalista Leonard Ravenhill apresenta o assunto dessa forma:"Sem excessão,todos os verdadeiros reavivamentos do passado começaram após lutas contra os poderes do inferno,contra os poderes do inferno,com tribulação e intervenção divina.O segredo do verdadeiro reavivamento em nossos dias ainda é o mesmo.Mas onde estão os intercessores?"
Práticas devocionais do reavivamento
Se você incorporar os quatro princípios básicos como parte regular de sua vida devocional,Deus derramará abundamente Seu Espírito sobre você.Sua vida espiritual será reavivada e Deus o usará como um catalisador para reavivar sua casa,escola,local de trabalho,vizinhança e igreja.
1- Separe um tempo cada dia para estar a sós com Deus.
Tenha como prioridade separar um tempo de devoção para que você passe um momento tranquilo e ininterrupto com Deus.Muitos consideram o modelo "ACAS" de grande ajuda para manter a mente concentrada durante os momentos divocionais.Você também pode utilizá-lo como ajuda para se manter focado nos períodos de oração.
a- Adoração
c- Confissão
a- Agradecimento
s- Suplica
Adoração
Comece seu momento de oração com um período de adoração e louvor. Louve a Deus por quem Ele é e pelo que significa para você. O louvor tira a atenção de nós mesmos e direciona a Deus e a quem Ele é. O louvor eleva nossa mente a Sua grandeza e não a nossa pequenez,à Sua sabedoria e não nossa ignorância,ao Seu poder e não nossa fraqueza.
Confissão
Nesse momento,peça a Deus que o ajude a humilhar seu coração e revele qualquer coisa em sua vida que não esteja em harmonia com Sua vontade.Abertamente,confesse atitudes,hábitos e práticas contrários a Sua vontade.A confissão ilumina o caminho para que o Espírito Santo possa trabahar poderosamente em nossa vida.
Agradecimento
Pense em coisas específicas que Deus fez por você recentemnte e agradeça.Liste as razões pelas quais você está grato.
Suplica
Deus Se alegra quando vamos à Sua presença como crianças dependentes de nosso Pai celestial como nossos pedidos,Jesus nos assegura:"Pedi e dar-se-vos-à"(Mateus 7:7).Tiago nos admoesta:"Peça-a [a sebedoria],porém,com fé,em nada duvidando" (Tiago 1:6).Paulo era confiante:"Deus,segundo a Sua riqueza em glória,há de suprir,em Cristo Jesus,cada uma de vossas necessidades" (Filipenses 4:19).
Quanto mais tempo passarmos com Deus,mais desejaremos permanecer em Sua presença.A vida cristâ se resume em conhecer a Deus.Quanto mais O conhecemos,mais O amamos.Esse modelo de oração nos ajudará.
Eis o segundo princípio para revitalizar sua vida devocional:
2- Leia a Bíblia fervorosamente
Leia a Palavra de Deus fervorosamente,permitindo que o Espírito Santo impressione sua mente.Deixe que ela se torne o assunto de suas orações.Se a oração é a respiração do reavivamento,o estudo da Bíblia é seu coração.Oração e estudo da Bíblia são os gêmeos siameses do reavivamento.Eles estão interligados.Quanto mais você ora,mais faminto estará da Palavra de Deus,e,quanto mais estudar a Palavra,mais desejará orar.
Sugestões práticas:
*  Encontre um salmo e leia alguns versos.Pergunte o que deus está dizendo para você nesses versos.Fale com Ele em oração sobre o que o Espírito Santo quer impressionar sua mente.Enquanto você ora e lê o salmo,ouça a voz de Deus falando ao seu coração assim com Ele falou ao salmista.
* Você pode concentrar sua vida devocional nas ultimas cenas da vida de Cristo.A Bíblia contém seis capítulos básicos sobre a morte de Cristo:Salmo 22,Isaías 53,Mateus 27,Marcos 15,Lucas 23 e João 19.Leiam um capítulo por vez e poucos versos.Visualize o sofrimento de Cristo por você,deixe o Espírito Santo impressionar sua mente com o grande sacrifício de amor.Você perceberá o coração partido pelos seus pecados,pois eles levaram Jesus à cruz.Você será confortado pelo Seu amor de forma incomum,será atraído a Ele pela Sua graa e envolvido pelo Seu sacrifício.
Estude cuidadosamente as grandes passagens da Bíblia e isso fará uma diferença significativa em sua vida devocional.Deixe Deus falar com você através de Sua Palavra.Ore com o salmista: " Vivifica-me segundo a Tua promessa" (Salmo 119:154).
Se seguirmos esse conselho da mensageira de Deus para os ultimos dias,veremos grandes resultados em nossa vida: "Tome a Bíblia e,de joelhos,suplique a Deus iluminação para a mente.Se estudássemos a Bíblia a cada dia diligentemente e com oração,veríamos diariamente alguma bela verdade em nosa luz,clara e penetrante." 6
Terceiro princípio para uma vida de oração reavivada:
3- Aprenda a orar em voz audível
Oração secreta não significa necessariamente oração silencionsa.Frequentemente,durante nossas atividades diárias,é apropriado elevar a Deus petições silenciosas.Mas,durante nossos momentos devocionais,a oração audível mantém a mente concetrada em Deus.Jesus orava audivelmente.
Os discípulos ficaram tão impressionados quando ouviram o Salvador orando audivelmente que Lhe pediram que os ensinassem a orar como Ele fazia (Lucas 11:1).No Getsêmani,Jesus se comprometeu a fazer a vontade do Pai a qualquer custo.O evangelho de Mateus relata que Jesus implorou três vezes,dizendo:"Não seja como Eu quero,e sim como Tu queres." Obviamente,Jesus estava orando em voz alta (ver Mateus 26:36-44).O livro de Hebreus nos diz que Jesus oferecia, " com forte clamor e lágrimas,orações e suplicas a quem O podia livrar da morte" (Hebreus 5:7).
Mais uma vez,Ellen White nos instrui a "aprender a orar em voz alta onde apenas des pode ouvir." 7 Não precisamos temer que Satanás ouça nossas orações,saiba sobre o que estejamos orando e que ele esteja preparando alguma estratgia para nos derrotar."Ao som da fervorosa oração,todo o exército de Satanás treme"8 e Deus responde nossas petições enviando legiões de anjos,causando a retirada das hostes de Satanás.
Siga o exemplo de Jesus orando em voz audível durante seus momentos de devoção.Inicialmente pode ser um pouco difícil,mas,à medida que você continuar,o Espírito Santo o levará a uma rica experiência com o Mestre.
Assim,chegamos ao quarto princípio para uma vida de oração predominante e reavivada:
4- Participe de um pequeno grupo de oração
Organize um pequeno grupo de oração,de três a cinco pessoas,e combinem de se encontrarem pelo menos uma vez po semana para orar.A igreja do Novo Testamento se  uniu em oração pelo poder do Espírito Santo (Atos 1:14 ; 4:31).Jesus instruiu Seus discípulos a orarem juntos:"Em verdade também vos digo que,se dois entre vós,sobre a Terra,concordarem a respeito de qualquer coisa que,porventura,pedirem,ser-lhe-à concedida por Meu Pai,que está nos Céus.Porque,onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome,ali estou no meio deles" (Mateus 18:19-20).
Comentando essa passagem,Ellen White acrescenta:"O poder dado será proporcional a unidade do membros e ao seu amor por Deus e pelos outros." 9 Essa é uma afirmação incrível,e cheia de encorajamento para o povo de Deus hoje.Há um poder especial e incomim quando oramos juntos,Quando reservamos espaço em nossa agenda pessoal para nos unirmos em oração e derramarmos nosso coração a Deus,Ele responde muito além de nossas expectativas.
A história de um reavivamento é a rica história de um povo que ora,a história de uma igreja unida que busca a Deus.A igreja é reavivada quando os membros estabelecem inumeros grupos de oração e derramam seu coração diante Deus.
Por que não começar um grupo de oração em sua casa?Por que não convidar alguns amigos para se juntar a você na busca de experiência espiritual mais profunda?Por que não interceder,com algumas pessoas,pela sua família,amigos ou vizinhos que não conhecem a Jesus e Sua mensagem para este tempo?
Um pai ou uma mãe de oração podem fazer uma diferença incrível na vida de seus filhos.Um amrido ou uma esposa de oração pode fazer uma diferença incrível no seu casamento.Cristãos de oração podem fazer uma grande diferença em sua igreja,grupo de oração podem fazer a diferença na comunidade e estudantes de oração podem mudar a atmosfera da escola.O legado de gigantes de oração como Moisés,José e Daniel demonstra que pessoas que oram chegam a mudar o curso da história.
Você quer usar a chave do reavivamento?Inunde sua vida de oração...Eraga sua petições ao Deus que tudo ouve.Quando você fizer isso,descobrirá a chave essencial para o reavivamento de sua própria vida e da igreja de Deus dos ultimos tempos.
Extraído do livro "O Reavivamento Prometido".

1- Ellen G. White,Mensagens Escolhidas, V.1, p. 121.
2- Idem,Manuscript Releases, v. 3, p. 412.
3- Idem,Obreiros Evangélicos, p. 259.
4- Idem ,Vida e Ensinos, p. 137.
5- Francis D. Nichol,the Midnight Cry (Washington, DC: Reviw and Herald,1944),p. 29
6- Ellen G. White, Review and Herald , 4 de março de 1884.
7- Idem,Nossa Alta Vocação, p. 130.
8- Idem,Testemunhos para a Igreja, v. 1 p. 346.
9- Idem,The Central Advance, 25 de fevereiro de 1903.
Revistas
Reavivamento Agora